Rise Ventures

Voltar para o Portfolio
Okena

Efluentes industriais

A Okena é uma empresa de coleta, tratamento e destinação de efluentes industriais perigosos — que são tratados em sua própria estação de tratamento, localizada em Itapevi-SP. Os resíduos resultantes do processo são corretamente destinados, e a água retorna à natureza de maneira segura e limpa. Em 2019, a Okena tratou mais de 75.000 m³ de efluentes industriais de diversos clientes — o que equivale a mais de 6.200 caminhões de resíduos.

O principal impacto positivo direto da empresa está relacionado à água limpa e preservação do ecossistema; o Brasil tem 12% de toda a água doce da superfície do mundo, e efluentes industriais têm potencial de poluir até 1000 vezes mais do que o esgoto doméstico. Além disso, as indústrias da região metropolitana de São Paulo descartam ilegalmente dez milhões de litros por hora de efluentes industriais, poluindo mananciais — esse é um problema urgente.

A Okena vai além de apenas tratar a água: a empresa está empenhada na construção da nova economia circular onde há um processo de extração de valor dos efluentes com upcycling e reuso de matérias primas essenciais em certas cadeias de produção. Fundada por Ricardo Glass em 2010, é uma empresa B Certificada, faz parte do movimento por um Capitalismo Mais Consciente e é signatária do Pacto Global da ONU porque, às vezes, o como se faz é ainda mais importante do que se faz.

Rise começou a trabalhar ao lado da Okena no 2º semestre de 2019, planejando o roadmap dos próximos anos. Estamos bastante felizes e entusiasmados com a parceria.

Voltar para o Portfolio